retrieverclubedeportugal@gmail.com

RetrieverClubedePortugal

RETRIEVER

CLUBE DE PORTUGAL

Origens e Aspecto Geral


O mais pequeno! Originário do Canadá, o Toller é muito inteligente, dócil, resistente e brincalhão. Adora provas de Agility. O seu pelo é liso e pode apresentar diferentes tonalidades dentro do vermelho e do alaranjado, sendo admissível manchas brancas na ponta da cauda, patas e peito.


O Nova Scotia Duck Tolling Retriever possui uma grande agilidade e determinação e está sempre alerta.


Tal como o seu nome indica, este cão é originário da Nova Escócia (em inglês, Nova Scotia), uma das dez províncias do Canadá, que se localiza no leste canadense, junto ao Oceano Atlântico. A sua função primordial era a de atrair e cobrar as aves aquáticas. É o mais recente de todos os Retriever, sendo reconhecido oficialmente pelo Canadian Kennel Club em 1945.


Este é o único Retriever que começa a sua atividade antes do disparo do caçador, ou seja, primeiro atrai os patos e depois efetua o cobro. O Toller corre, brinca e joga, à vista dos bandos de patos, junto aos lagos e charcos, desaparecendo e reaparecendo rapidamente, em busca de um brinquedo ou de uma bola que o caçador escondido lhe vai lançando. O jogo do cão chama a atenção dos patos que se aproximam curiosos, sendo atraídos para o alcance dos caçadores. Após o disparo, o cão cobra as aves feridas ou mortas. A sua pelagem dupla e impermeável é adequada ao cobro em águas glaciares.




Comportamento


A nível de comportamento é equilibrado e muito gentil, especialmente com as crianças. Em casa, dá o alerta se chega alguém, mas não éull é um cão de guarda. Mantém uma atitude distante na presença de estranhos, mas se o dono demonstrar ter uma relação de amizade com estes, ele também será amigável. Normalmente, é curioso em relação ao que o rodeia.


Atualmente, o Nova Scotia Duck Tolling Retriever é um cão multifacetado, ou seja, desempenha funções de cão de cobro, de leal cão de alerta, destaca-se em várias modalidades de desporto canino e é um cão de companhia fantástico.


Por vezes, os Toller têm uma leve expressão de tristeza, mas quando trabalham isso muda e mostram uma grande concentração e entusiasmo, no campo e na água.


Muito inteligente, responde intuitivamente às várias pistas que a família lhe dá, ou seja, é raro um dos donos pegar na chave de casa e não encontrar o seu Toller junto à porta de saída. É usual ver exemplares desta raça a competir em Agility e Obediência, demonstrando alegria no trabalho. Se o dono já tiver experiência, são muito fáceis de treinar. As sessões de treino devem ser curtas, divertidas e estimulantes.


Devido ao seu tamanho mais pequeno, o Toller pode viver dentro de casa, mas é aconselhável ter um terraço ou um jardim à sua disposição. O dono deve ter disponibilidade para brincar com ele, sendo uma excelente opção inscreverem-se em aulas e provas de Agility. Tem um comportamento normalmente ativo, não é nada sedentário e desfruta das saídas ao campo, meio em que evolui com destreza, com um completo à vontade dentro de água.


É uma raça saudável, apenas devemos ter cuidado com a sua alimentação, pois tem tendência para engordar. A sua pelagem deve ser escovada com alguma regularidade, mas não tem nenhum tipo de corte específico. O pelo das patas, entre as unhas, deve ser aparado.


Nova Scotia Duck Tolling Retriever

Artigo gentilmente cedido pela revista Cães & Companhia