retrieverclubedeportugal@gmail.com

RetrieverClubedePortugal

RETRIEVER

CLUBE DE PORTUGAL

Curly Coated Retriever

Origens e Aspecto Geral

O mais antigo!

O Curly é considerado por muitos o mais aristocrata. Necessita de algum espaço e exercício, adora brincadeiras e atividades na água.

A nível de pelagem, apresenta o corpo coberto de pequenos caracóis (curls) duros e crespados, pretos ou castanho fígado, exceto na zona do focinho.

O Curly Coated Retriever é o Retriever mais antigo e apresenta um tipo claramente mais arcaico, sendo o mais raro.

A nível da sua configuração morfológica é mais forte, mais alto e mantém uma aparência rústica. A nível de caráull ácter é um pouco mais independente e reservado.

De acordo com historiadores desta raça as suas origens estão ligadas ao velho Cão de Água Inglês de pelo encaracolado e aos Spaniel de água britânicos. Provavelmente, terão havido cruzamentos com outros cães como o Spaniel de Água Irlandês, cães do tipo Setter, com o Caniche e mesmo com o Cão de Água Português. É graças à influência destes cruzamentos que o Curly apresenta este pelo tão especial que o caracteriza.

A sua pelagem com caracóis é sem dúvida a imagem de marca do Curly Coated Retriever e é de grande importância para todos os exemplares, sejam de companhia, Exposição ou de trabalho. O Curly tem um visual tão original que, por vezes, se torna difícil vinculá-lo à família dos Retriever.

Um manto perfeito é denso, com caracóis pequenos, bem definidos, duros e crespados. A textura do pelo é semelhante a de um cordeiro recém-nascido. Apresenta o corpo todo coberto de pequenos caracóis, exceto o focinho e o frontal. Além do seu manto, as suas pequenas orelhas caídas, dão-lhe um certo ar de “carneirinho”...

Comportamento

O Curly Coated Retriever é um cão de caça, que se destaca no cobro e tem paixão pela água. A nível de carácter é inteligente, equilibrado, digno de confiança, valente, de carácter afável, orgulhoso e consciente do seu próprio valor. Tem um temperamento imperturbável e é um leal protetor da família. É com certeza o Retriever com mais capacidade e vocação para guarda. Como cão de companhia é charmoso e gentil.

Em relação aos outros Retriever é menos sociável com outros cães, sendo mais reservado, dominante e independente. Normalmente, demonstra estar alerta e é muito perspicaz a detetar a presença de estranhos com quem mantém as boas maneiras desde que em presença dos donos.

Tem uma capacidade inata para trabalhar no campo, é corajoso e perseverante. Como cobrador é incansável seja em terra como em águas geladas. Não gosta muito de treinos demorados e repetitivos, preferindo sessões curtas e desafiadoras que estimulem a inteligência inata da raça. Deve ser-lhe proporcionado exercício regular e algum tipo de trabalho.

Apesar de ser um cão de caça, não tem necessariamente que ser utilizado para este fim; coisas tão simples como deixá-lo ajudar a levar a lenha para casa, deixam o Curly feliz e satisfeito. Inteligente e com facilidade de aprendizagem, desempenha o seu papel na perfeição seja como cão de companhia ou no campo. Acima de tudo porque gosta de agradar ao dono e de satisfazer os seus pedidos.

Os caracóis do Curly são o resultado da atividade que este cão desenvolvia, ou seja, a caça aos patos em zonas húmidas. Os cuidados necessários são mínimos, não se devendo usar escova, sendo suficiente passar de vez em quando os dedos ao longo do pelo. Depois do banho a água escorre naturalmente.

Em casa, é calmo e afetuoso, mas necessita de ter muito espaço e de se movimentar livremente. É uma excelente opção para donos que gostam de atividades ao ar-livre ou que queiram frequentar provas de desportos caninos, como Agility. Adora atividades que incluam água!

Artigo gentilmente cedido pela revista Cães & Companhia