retrieverclubedeportugal@gmail.com

RetrieverClubedePortugal

RETRIEVER

CLUBE DE PORTUGAL

Comportamento


Apaixonado pela água, esta raça tem características que a capacitam especialmente para exercer as suas funções dentro de água com facilidade, eficiência e resistêull ência. Uma delas é o seu pelo, considerado a sua imagem de marca!


A sua pelagem é dupla, com uma camada exterior de pelo curto, áspero e ondulado, e uma camada de sub-pelo denso, fino e lanoso. O pelo pode ser ondulado em algumas zonas, mas nunca encaracolado e parece gorduroso ao toque.


O sub-pelo e a textura oleosa impede que o cão se molhe, ou seja, quando sai de dentro de água deve sacudir-se e expulsar toda a água, ficando apenas húmido, mas não ensopado. Isto é um bom indicador da qualidade do pelo.


Apesar de ser rústico, o Chessie é muito sincero e fiel, observando o dono constantemente para o tentar satisfazer em qualquer situação. Muito apreciado pela sua disposição desperta e alegre, e pelo seu comportamento tranquilo, afetuoso e protetor. Tem uma grande predisposição para o trabalho, um bom sentido de olfato e adora nadar. O Chessie dá-se muito bem com crianças, mas mantém algumas reservar em relaçull ção a estranhos. Os cães podem ter uma atitude dominante em relação a outros machos.


Esta raça não é recomendada para donos inexperientes, pois devem ser bem sociabilizados e educados desde cedo, com uma abordagem simpática, mas firme e consistente. É aconselhável que frequentem um curso básico de Obediência, o que também favorece o desempenho do seu trabalho de cobrador.


É um cão dotado para o trabalho e não para viver em apartamento na cidade, exceto se o dono tiver muito tempo disponível para lhe dedicar, permitindo que este expanda a sua energia correndo e exercitando-se durante uma a duas horas. Nadar e ir buscar coisas (cobrar) são as suas duas atividades preferidas.


A sua manutenção é relativamente simples, bastando escovar ou passar uma luva para remover o pelo morto e solto, com o cuidado de não danificar a textura do pelo.

Em Portugal, o Chesapeake Bay Retriever tem poucos adeptos havendo poucos exemplares. Estão principalmente a sul, onde a sua adaptação apesar do Inverno rigoroso e do calor no Verão não os impede de trabalhar e desenvolver todas as suas capacidades de raça predominantemente talhada para o trabalho.


Chesapeake Bay Retriever

Origens e Aspecto Geral


O mais rústico! Originário da América do Norte, o Chessie é bastante calmo, com personalidade, equilibrado, corajoso e inteligente. Considerado o Retriever com o instinto de proteção mais desenvolvido. O pelo é curto e espesso, e pode ter várias tonalidades de castanho.


De aparência robusta, com uma constituição forte, equilibrada e poderosa, própria dos cães de trabalho. Este cão é um cão de cobro por excelência, simultaneamente, elegante e rústico. Os seus olhos são expressivos, com um tom muito claro, amarelado ou âmbar.


O Chesapeake Bay Retriever tem as suas origens ligadas ao Estado de Maryland, nos Estados Unidos. Trazido para este local por pescadores, as suas características de cão de caça e o seu à vontade na água, fizeram com que fosse muito apreciado. A Baía de Chesapeake tornou-se a “terra prometida” para estes cães nascidos para o trabalho e para a caça.


Eficiente tanto em terra, como na água, o Chesapeake Bay Retriever desenvolveu-se nesta zona como cobrador de aves aquáticas sob condições climatéricas extremas, sendo frequente os lagos estarem gelados. O que dificulta a tarefa de ir buscar dentro de água as aves, como os gansos do Canadá que pesam entre 10 a 12 kg!


Artigo gentilmente cedido pela revista Cães & Companhia